top of page

Concessionárias "erram" muito mais do que você imagina!

Foto do escritor: Daniel Viana LimaDaniel Viana Lima

No Brasil, a Resolução 1000 de 2021 é o documento que estabelece as regras para prestação de serviços públicos de distribuição de energia elétrica. É ela que consolida os direitos e deveres dos consumidores e alinha-se com o código de defesa do consumidor (CDC).

Ela abrange temas diversos e amplos da forma como a energia é comercializada no nosso país, tais como conexão com a rede elétrica, tensões de fornecimento, tarifas, aprovação de projetos, orientações sobre uso eficiente de energia elétrica e, além de outros, o tema central deste artigo, devolução em dobro em caso de cobrança indevida.

Na referida Resolução 1000/2021, a Seção XVII - Do faturamento incorreto, estabelece os procedimentos que a concessionária deve seguir em caso de erro de faturamento e um destes procedimentos é a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente a mais.

O leitor pode estar pensando que isso torna este artigo bastante interessante para o consumidor, visto que eventuais erros de faturamento da concessionária podem gerar descontos substanciais, principalmente em faturas de valores mais elevados, entretanto, as coisas não são tão simples assim.

A correta identificação de erros de faturamento por parte da concessionária exige:


  1. Conhecimento profundo das regras de faturamento

  2. Auditoria mensal, técnica e financeira das faturas de energia

  3. Software de gestão de energia monitorando o medidor da concessionária


A resolução 1000 da ANEEL é um documento bastante extenso (cerca de 320 páginas) o que torna o seu profundo conhecimento, um desafio importante até para o mais experiente profissional, pois exige alguns conhecimentos técnicos prévios que o consumidor leigo normalmente não possui.

A falta de um conhecimento profundo das regras de faturamento impacta diretamente na possibilidade de se auditar mensalmente as faturas de energia a procura de erros de faturamento que possam ser ressarcidos.

Para unidades consumidoras do Grupo A (atendimento em média ou alta tensão, ou tensão primária), os medidores da concessionária possuem, obrigatoriamente, o que chamamos de Saída Serial do Usuário (SSU), através da qual, utilizando hardwares próprios para este fim, é possível coletar os mesmos dados de medição de energia e demanda registrados pela concessionária.

Utilizando-se um software de gestão destes dados de consumo em nuvem é possível identificar diversos problemas de medição, tais como:


  • Consumo em horário de ponta

  • Consumo em horário reservado (irrigantes noturnos)

  • Ultrapassagens de demanda contratada

  • Possibilidade de incidência de demanda complementar

  • Incidência de multa por excedentes reativos

  • Uso em períodos indevidos

  • Status da carga

  • Fator de demanda

  • Outros


A Organiza-e cuida de todos os aspectos técnicos e financeiros da sua energia (só não pagamos as contas, ainda!) para garantir que sua empresa esteja, de fato, pagando o que precisa ser pago.

Instalamos um sistema de monitoramento em tempo real do consumo e dispomos de técnicos e engenheiros em horário comercial para avaliar constantemente os dados e vasculhar as faturas em busca de erros de faturamento que possam ser ressarcidos.

Os erros de medição são muito mais comuns do que o leitor possa imaginar. É muito comum encontrarmos erros tais como:

  • Horário incorreto do relógio da concessionária (causando registro de consumo em postos tarifários incorretos)

  • Erros de leitura de demanda resultando em ultrapassagens de demanda

  • Volume incorreto de energia consumida ou injetada

  • Valores incorretos de energia reativa (excedentes reativos)

  • Outros


Exemplo real


Possuímos clientes em todo o Brasil e escolhi um cliente de Araguari-MG para exemplificar.

Trata-se de uma unidade consumidora do tipo irrigante noturno, ou seja, que usa energia elétrica para irrigação e que pode aderir a um benefício do governo na tarifa de energia

A irrigação noturna é mais econômica porque o custo da energia é mais baixo à noite, podendo ser até 80% mais barato entre as 21h30 e as 6h. Além disso, irrigar à noite traz outras vantagens, como: 


  • Menos evaporação, o que reduz o volume de água necessário para a hidratação das culturas 

  • Menos salinidade no solo, o que resulta em uma melhor colheita 

  • Menos agrotóxicos, pois as culturas se desenvolvem melhor 

  • Menos desvios de água, pois a velocidade do vento é menor à noite 


Ao mesmo tempo que a energia chega a ser 80% mais barata no período noturno, ela pode chegar a ser 600% mais cara no horário de ponta.


Portanto, perceba que o produtor precisa cuidar para que a operação de irrigação aconteça muito mais a noite (21:30 as 6:00) e que seja praticamente zerada no período de ponta (17:30 as 20:30 no caso da CEMIG de MG)


Ok, e onde estava o problema?


Nos meses de julho e agosto de 2024 foram registrados consumo no horário de ponta que estavam divergentes do consumo registrado pelo sistema de telemetria resultando em uma cobrança excessiva de R$ 24.213,73


Gestão de Energia
Histórico consumo

Foi aberto um processo administrativo junto a concessionária, enviando os dados de telemetria e solicitando a presença de um técnico de campo para avaliação do medidor.

Durante a visita, foi constatado que o relógio da concessionária estava de fato alterado, estando regulado identificar o horário de ponta das 17:00 as 21:00 (o correto é das 17:30 as 20:30) resultando no registro de uma hora a mais de horário de ponta todos os dias e consequentemente o erro de medição.


A CEMIG deferiu a reclamação e as faturas dos meses de julho, agosto e setembro foram refaturadas, resultando na devolução em outubro (ultima fatura observada no momento da composição deste artigo) do valor total de R$ 24.213,73, sendo que o mesmo valor (o dobro) deverá ser também descontado na fatura referente a novembro/24.

Devolução de valores cobrados incorretamente
Devolução do erro de medição

Conclusão


A gestão de faturas da concessionária é um processo fundamental para garantir que sua empresa esteja pagando corretamente o que, de fato, consumiu. Para isso é importante contar com uma empresa de engenharia especializada e com técnologia de ponta para coleta de dados de consumo.rros


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page